Qualquer pessoa ou empresa que deseja registrar um site na internet deve pensar em um domínio prático, de fácil memorização e simples de escrever. Assim, a página poderá receber um número maior de visitas, graças a sua facilidade de ser encontrada e a relevância com o setor no qual faz parte.
A escolha das extensões do domínio também é importante na hora de optar pelo registro. Chamadas de TLD (Top Level Domains ou Domínio de Nível Superior), elas funcionam como uma nomenclatura para designar tipos de serviços ou regiões.
As mais conhecidas são .COM, .COM.BR e .NET, mas agora surgem as novas extensões ou TLD's de domínio que deixarão os sites mais contextualizados ou até mesmo mais fáceis de serem lembrados, por exemplo, uma escolinha de Surf chamada NasOndas poderá ter um domínio nasondas.surf, pois surf é uma das TLD’s novas disponibilizadas, cada vez menos relevante, mas mesmo assim elas auxiliam na melhor classificação do site nos mecanismos de busca (SEO).
Mas vale frisar que devemos registrar os domínios dentro das TLD’s disponíveis, ou seja, não podemos simplesmente ter uma TLD com o nome da nossa empresa ou pessoal, exceto se investir milhões em uma TLD como foi o caso de algumas grandes marcas como, por exemplo, o banco Bradesco que era bradesco.com.br e virou banco.bradesco, reparem que não tem mais a terminação .com.br.
Setores específicos do mercado também já podem contar com extensões diferenciadas em seus domínios, entre eles estão: o .BIKE, .CITY (de endereços web urbanos como bares, eventos, etc.), .ASSOCIATES (indicado para advogados, contadores, ou qualquer empresa que utilize o termo “associados” em seu nome) e o .FUN (para empresas ligadas à diversão).
A cada mês novas extensões de domínio surgem na internet, vale a pena conhecê-las e registrar aquela que mais lhe agrada.