Com a popularização das redes sociais e seus altos índices de acesso, muitas empresas estão se perguntando manter o site atualizado é importante? .
Para responder esta pergunta, vamos imaginar um cenário – baseado em fatos reais:
Um cliente em potencial da sua empresa está procurando por uma solução que é justamente o seu produto. Aí vem um lead quente?
Antes de entrar em contato com sua empresa, ele faz o que todo mundo faz: visita seu site para checar algumas informações.
Mas fica nisso – ele não liga para a sua equipe de vendas. Não baixa nenhum material rico para buscar mais informações sobre seu problema – e o produto que sua empresa oferece.
Nada. Seu lead parece ter esfriado completamente. O que aconteceu?
Seu site está desatualizado – e isso espantou seu lead.
Descubra já como evitar essa armadilha: manter seu site atualizado é importante sim e faz toda a diferença na hora de atrair e converter leads. E esse artigo vai mostrar porquê – então siga na leitura.
Site atualizado é importante e passa credibilidade
Uma das principais atribuições da presença digital de sua empresa é estabelecer canais de relacionamento com seus leads, clientes, parceiros, fornecedores e seguidores.
Um site desatualizado não cumpre esse papel: em vez de lhe passar confiança de que sua empresa sabe o que está fazendo e pode realmente ajudar seus leads, o site do exemplo acima fez exatamente o oposto.
Isso gera dúvidas, incertezas e um sentimento geral de desconforto em relação à sua empresa e seu produto.
Então seus leads clicam silenciosamente no botão “Voltar” do navegador e ou se voltam para os sites de busca – caindo diretamente nos braços de um de seus concorrentes. E o pior: eles podem até oferecer um produto com qualidade inferior ao seu – mas com um site mais atualizado e completo que o da sua empresa.
Sabemos que atrair novos clientes já é um grande desafio. Não torne isso ainda mais complicado mantendo um site desatualizado que repele prospects qualificados.
O que os leads e clientes querem ver em um site?
Um estudo recente apontou uma série de alertas para as empresas que ainda pensam se contar com um site atualizado é importante mesmo:
Cerca de 43% classificou a usabilidade como uma das principais prioridades para melhorar sua experiência on-line – como já falamos: site responsivo é essencial;
Metade dos entrevistados (50%) disse que o conteúdo produzido por usuários – como resenhas e fotos, os ajudou em suas decisões de compra;
Um quarto (25%) aponta como recurso favorito de um site o acompanhamento recebido sobre um produto que eles deixaram no carrinho de compras.
Os clientes se importam com privacidade e dados pessoais?
Dos entrevistados pelo estudo citado acima, 41% não se importam se os sites armazenam seus dados pessoais – desde que isso:
Melhore sua experiência do usuário;
Sejam protegidos, sem o risco de cair em mãos erradas.
Tanto que 32% dos entrevistados entendem que existe uma integração entre privacidade e melhor experiência do usuário. Mas 36% ainda estão muito preocupados em garantir sua privacidade online.
Para satisfazer estes dois grupos, um site atualizado é importante. Mantenha o site de sua empresa atualizado de acordo com as mais recentes tecnologias em captação, utilização, compartilhamento e segurança de dados.
5 dicas para garantir um site atualizado – e preparado para atrair leads e conversões:
Informações de contato acessíveis: seu site deve exibir de forma visível e acessível o endereço, e-mail de contato e número de telefone de sua empresa. Isso facilita que as pessoas entrem em contato por e-mail ou formulário de contato;
Design profissional: invista na produção de um site com especialistas. Evite apostar em plataformas gratuitas de criação de site, que dão um ar amador (e pouco confiável) para a presença digital de sua empresa;
Boa experiência do usuário: certifique-se de que seu conteúdo esteja disponível de forma organizada e fácil de ser acessado. Livre-se de conteúdo supérfluo e outras distrações que não contribuem para seus objetivos de conversão;
Provas sociais: exiba depoimentos de clientes reais, com suas fotos ou logotipos, sempre que possível;
Conteúdo relevante e frequente: o marketing de conteúdo é essencial para a atração e nutrição de leads. Por isso invista em um blog relevante e com conteúdos alinhados às necessidades de seus leads potenciais.