Uma pesquisa aponta que os brasileiros dizem levar a sério a segurança online. Para se proteger, 87% dos entrevistados afirmaram manter o antivírus atualizado, 79% tomam cuidado com os sites acessados, 78% não abrem e-mails de desconhecidos e 77% realizam compras somente em lojas online confiáveis.
O estudo, realizado pela Hi-Mídia, empresa especializada em segmentação e performance em mídia online, em parceria com a M.Sense, especialista em estudos sobre mercado digital, ouviu 784 pessoas em todo País. Os dados apontam ainda que 93% dos entrevistados consideram o computador pessoal o mais seguro, contra 71% dos que se sentem seguros usando o computador do trabalho. Somente 11% dos entrevistados acreditam que os smartphones e tablets sejam completamente seguros.
Redes Sociais
Além da preocupação com a segurança no uso da internet, os usuários também demonstram algum cuidado com a privacidade nas redes sociais. Quarenta e cinco por centro possui perfil privado no Facebook, visível somente por amigos – número menor que os apontados em pesquisas de comportamento nos Estados Unidos, onde 59% dos usuários têm perfis privados. No entanto, os cuidados são negligenciados com os elevados percentuais de compartilhamento de fotos (63%), vídeos (29%), informações pessoais (35%) e de localização (14%).
De acordo com a pesquisa, há entre os internautas o cuidado com a reputação nas redes sociais, ainda que com percentuais inferiores aos encontrados em estudos realizados com público americano. No Brasil, 21% dos usuários já se desmarcaram de fotos, contra 37% nos Estados Unidos. Retirar alguém da lista de amigos foi uma ação feita por 38% de brasileiros, contra 63% de americanos. Quase 45% de usuários já apagaram comentários postados, número igual ao dos EUA.
Mais de 70% dos entrevistados têm cuidado com o que escrevem e compartilham, o que pode justificar o percentual de apenas 23% de usuários que já se arrependeram de algum conteúdo postado.
“A pesquisa aponta que os usuários se preocupam com a segurança das informações pessoais e a reputação nas redes sociais. Se comparado, o comportamento no Facebook entre brasileiros e americanos, percebe-se que os internautas dos EUA possuem maior grau de preocupação com a privacidade”, diz Bruno Maletta, sócio-diretor da M.Sense.
Entre os cuidados tomados no Facebook, 73% dos brasileiros afirmaram recusar a convites de amizade feitos por desconhecidos, 71% estão atentos aos arquivos que recebem e 57% só instalam ou acessam aplicativos considerados seguros. Considerando as normas de segurança e privacidade, 41% dos internautas não confiam no Facebook no que se refere à privacidade de seus dados pessoais.